Necessidades Educativas Especiais
Conceito Necessidades Educativas Especiais
Segundo Correia(1999), “o conceito de necessidades educativas especiais (NEE), (…) surge de uma evolução nos conceitos que até então se usavam, quer eles fossem de cariz social, quer educacional. O termo NEE vem, assim, responder ao principio da progressiva democratização das sociedades, reflectindo o postulado na filosofia da integração e proporcionando uma igualdade de direitos, nomeadamente o que diz respeito à não descriminação por razões de raça, religião, opinião, caracteristicas intelectuais e físicas, a toda a criança e adolescente em idade escolar.”
Avaiable: Relatório de NEE
A quem se aplica?
Correia (1999), considera que o conceito se aplica “a crianças e adolescentes com problemas sensoriais, físicos, intelectuais e emocionais e, também, com dificuldades de aprendizagem derivadas de factores orgânicoa ou ambientais.”
Tipos de NEE
- Permanentes
Exigem adaptações generalizadas do currículo; Este deverá ser adaptado às características do aluno. As adaptações mantêm-se durante grande parte ou todo o percurso escolar do aluno.
- Temporárias
Exigem modificações parciais do currículo escolar, adaptando-o às caracteristicas do aluno num determinado momento do seu desenvolvimento.
Contudo, “A avaliação das Nececidades Educativas Especiais (NEE) das crianças e jovens que frequentam as estruturas regulares de ensino é um processo de grande complexidade que envolve diferentes dimensões, não se devendo centrar exclusivamente nos problemas dos alunos, como também em todos os factores que lhe são extrínsecos e que podem constituir a causa primeira das suas dificuldades.”, perante tal facto, foi laborado um documento pelo Ministério da Educação, enquanto instrumento de trabalho, no processo de Avaliação e intervenção de alunos com NEE de carácter permanente.
Agosto 10, 2012 às 7:19 pm |
Cèlula é a unidade básica estrutural e funcional de todos seres vivos.
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Outubro 8, 2012 às 7:17 pm |
Obrigado, já sou capaz de ensinar outras pessoas.
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Novembro 29, 2012 às 7:26 am |
Obrigado pela informação.
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Novembro 22, 2013 às 8:53 am |
a informação foi clara e objectiva.obrigado
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Agosto 11, 2014 às 1:43 pm |
como sendo uma nova area de aprendizagem pra min demomento sem comentario apenas arecadar novos conhecimentos
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Agosto 19, 2014 às 6:47 am |
Com base nestas imformções claras, serei capaz de aprender, apreender e fazer com que os outros podessem tambem aprender de mim.
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Setembro 14, 2014 às 8:37 pm |
Nos ultimos anos temos assistido varias criancas na rua que sao dementes,uque eu vejo é que aquelas crianças deviam ser levadas a um centro de reabilitaçao social.
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Junho 10, 2015 às 6:51 pm |
O material foi-me muito importante, o conteúdo está bem claro!
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Agosto 9, 2015 às 4:33 pm |
Desejo sucessos pra akeles k apoiam os que precisam de NEE.
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Setembro 22, 2015 às 9:31 pm |
Em mocambique existem muitas criancas com NEE.os mesmos n teem a companhamento escolar ou escolas organizadas para receber estes individuos. Pode se mudar este senario?
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Setembro 23, 2015 às 4:59 pm |
Nada a comentar
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Outubro 20, 2015 às 2:26 pm |
Gostei mas acho que deveriam cacterizar as dificiencias de cada tipo de NEE
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Fevereiro 18, 2016 às 6:54 am |
De facto ha uma necessidade de integracao inclusiva de pessoas pertadores d qlq dificuldade quer d ordem fisica, sensorial bem como intelectual no sentido d mostrar q tambem fazem parte deste mundo. Quero acreditar q nunca ninguem gostaria de ter esse tipo d caracteristicas, mas deus assim o fez… Hoja tas numa condicao, mas amanha por mudar o cenario… Se cuide.
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Agosto 25, 2016 às 11:13 am |
Gostei me ajudo muito, mais gostaria de saber em relação as NEE comportamentais.
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Março 7, 2017 às 5:30 pm |
gostei muito
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Abril 24, 2017 às 1:07 pm |
[…] Entretanto, para que um conteúdo digital seja acessível, é preciso que ele seja acessado e compreendido por todos os usuários. Assim, Torres e Mazzoni (2004) explicam que para observar a acessibilidade de um produto é preciso considerar a diversidades dos potenciais usuários e as peculiaridades da interação dessas pessoas com o produto, o que pode se manifestar tanto nas preferências de cada usuário, na qualidade dos equipamentos que serão utilizados e na existência de necessidades especiais educativas. […]
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