Necessidades Educativas Especiais

Conceito Necessidades Educativas Especiais

 Segundo Correia(1999), “o conceito de necessidades educativas especiais (NEE), (…) surge de uma evolução nos conceitos que até então se usavam, quer eles fossem de cariz social, quer educacional. O termo NEE vem, assim, responder ao principio da progressiva democratização das sociedades, reflectindo o postulado na filosofia da integração e proporcionando uma igualdade de direitos, nomeadamente o que diz respeito à não descriminação por razões de raça, religião, opinião, caracteristicas intelectuais e físicas, a toda a criança e adolescente em idade escolar.”      

 
 “O conceito “Necessidades Educativas Especiais” tem, em Portugal, contornos fluidos e não parece ser percepcionado exactamente da mesma forma pelo conjunto dos agentes envolvidos: destinatários da acção educativa especial, pais, docentes, docentes especializados, médicos, técnicos de saúde, terapeutas, técnicos especializados, técnicos da administração educativa, associações de deficientes, entre outros.” 

 

Avaiable:  Relatório de NEE 

 
A quem se aplica?

Correia (1999), considera que o conceito se aplica “a crianças e adolescentes com problemas sensoriais, físicos, intelectuais e emocionais e, também, com dificuldades de aprendizagem derivadas de factores orgânicoa ou ambientais.”            

Tipos de NEE

             

  • Permanentes

Exigem adaptações generalizadas do currículo; Este deverá ser adaptado às características do aluno.  As adaptações mantêm-se durante grande parte ou todo o percurso escolar do aluno.            

  • Temporárias

Exigem modificações parciais do currículo escolar, adaptando-o às caracteristicas do aluno num determinado momento do seu desenvolvimento.          

 Contudo, “A avaliação das Nececidades Educativas Especiais (NEE) das crianças e jovens que frequentam as estruturas regulares de ensino é um processo de grande complexidade que envolve diferentes dimensões, não se devendo centrar exclusivamente nos problemas dos alunos, como também em todos os factores que lhe são extrínsecos e que podem constituir a causa primeira das suas dificuldades.”, perante tal facto, foi laborado um documento pelo Ministério da Educação, enquanto instrumento de trabalho, no processo de Avaliação e intervenção de alunos com NEE de carácter permanente.    

 In: Manual de Avaliação    

     

        

   

      

    

 

   

      
  
       
    

  

  

      
     

 

   

  
 
 
 

  

  

 

  

 

 

16 Respostas to “Necessidades Educativas Especiais”

  1. Baptista A. Baero Says:

    Cèlula é a unidade básica estrutural e funcional de todos seres vivos.

    Gostar

  2. Félix Zacarias Mutombo António Says:

    Obrigado, já sou capaz de ensinar outras pessoas.

    Gostar

  3. Félix Zacarias Mutombo António Says:

    Obrigado pela informação.

    Gostar

  4. Nantamigo Says:

    a informação foi clara e objectiva.obrigado

    Gostar

  5. Ercilio Absalao Ruco Says:

    como sendo uma nova area de aprendizagem pra min demomento sem comentario apenas arecadar novos conhecimentos

    Gostar

  6. Antonio guilhermr mario chengerani Says:

    Com base nestas imformções claras, serei capaz de aprender, apreender e fazer com que os outros podessem tambem aprender de mim.

    Gostar

  7. Baptista olimpio pires Says:

    Nos ultimos anos temos assistido varias criancas na rua que sao dementes,uque eu vejo é que aquelas crianças deviam ser levadas a um centro de reabilitaçao social.

    Gostar

  8. Nilton Marrengula Says:

    O material foi-me muito importante, o conteúdo está bem claro!

    Gostar

  9. Vasco Maloa Says:

    Desejo sucessos pra akeles k apoiam os que precisam de NEE.

    Gostar

  10. Abel gregorio joao do rosario Says:

    Em mocambique existem muitas criancas com NEE.os mesmos n teem a companhamento escolar ou escolas organizadas para receber estes individuos. Pode se mudar este senario?

    Gostar

  11. Lurdes Says:

    Nada a comentar

    Gostar

  12. Dino César Says:

    Gostei mas acho que deveriam cacterizar as dificiencias de cada tipo de NEE

    Gostar

  13. Carlos Ruben Says:

    De facto ha uma necessidade de integracao inclusiva de pessoas pertadores d qlq dificuldade quer d ordem fisica, sensorial bem como intelectual no sentido d mostrar q tambem fazem parte deste mundo. Quero acreditar q nunca ninguem gostaria de ter esse tipo d caracteristicas, mas deus assim o fez… Hoja tas numa condicao, mas amanha por mudar o cenario… Se cuide.

    Gostar

  14. Higon Says:

    Gostei me ajudo muito, mais gostaria de saber em relação as NEE comportamentais.

    Gostar

  15. LULAVA Says:

    gostei muito

    Gostar

  16. [Palavra-Chave] Conteúdos digitais – In.Mídias Says:

    […] Entretanto, para que um conteúdo digital seja acessível, é preciso que ele seja acessado e compreendido por todos os usuários. Assim, Torres e Mazzoni (2004) explicam que para observar a acessibilidade de um produto é preciso considerar a diversidades dos potenciais usuários e as peculiaridades da interação dessas pessoas com o produto, o que pode se manifestar tanto nas preferências de cada usuário, na qualidade dos equipamentos que serão utilizados e na existência de necessidades especiais educativas. […]

    Gostar

Deixe um comentário