Necessidades Educativas Especiais

Conceito Necessidades Educativas Especiais

 Segundo Correia(1999), “o conceito de necessidades educativas especiais (NEE), (…) surge de uma evolução nos conceitos que até então se usavam, quer eles fossem de cariz social, quer educacional. O termo NEE vem, assim, responder ao principio da progressiva democratização das sociedades, reflectindo o postulado na filosofia da integração e proporcionando uma igualdade de direitos, nomeadamente o que diz respeito à não descriminação por razões de raça, religião, opinião, caracteristicas intelectuais e físicas, a toda a criança e adolescente em idade escolar.”      

 
 “O conceito “Necessidades Educativas Especiais” tem, em Portugal, contornos fluidos e não parece ser percepcionado exactamente da mesma forma pelo conjunto dos agentes envolvidos: destinatários da acção educativa especial, pais, docentes, docentes especializados, médicos, técnicos de saúde, terapeutas, técnicos especializados, técnicos da administração educativa, associações de deficientes, entre outros.” 

 

Avaiable:  Relatório de NEE 

 
A quem se aplica?

Correia (1999), considera que o conceito se aplica “a crianças e adolescentes com problemas sensoriais, físicos, intelectuais e emocionais e, também, com dificuldades de aprendizagem derivadas de factores orgânicoa ou ambientais.”            

Tipos de NEE

             

  • Permanentes

Exigem adaptações generalizadas do currículo; Este deverá ser adaptado às características do aluno.  As adaptações mantêm-se durante grande parte ou todo o percurso escolar do aluno.            

  • Temporárias

Exigem modificações parciais do currículo escolar, adaptando-o às caracteristicas do aluno num determinado momento do seu desenvolvimento.          

 Contudo, “A avaliação das Nececidades Educativas Especiais (NEE) das crianças e jovens que frequentam as estruturas regulares de ensino é um processo de grande complexidade que envolve diferentes dimensões, não se devendo centrar exclusivamente nos problemas dos alunos, como também em todos os factores que lhe são extrínsecos e que podem constituir a causa primeira das suas dificuldades.”, perante tal facto, foi laborado um documento pelo Ministério da Educação, enquanto instrumento de trabalho, no processo de Avaliação e intervenção de alunos com NEE de carácter permanente.    

 In: Manual de Avaliação    

     

        

   

      

    

 

   

      
  
       
    

  

  

      
     

 

   

  
 
 
 

  

  

 

  

 

 

4 Respostas to “Necessidades Educativas Especiais”

  1. Baptista A. Baero Says:

    Cèlula é a unidade básica estrutural e funcional de todos seres vivos.

  2. Félix Zacarias Mutombo António Says:

    Obrigado, já sou capaz de ensinar outras pessoas.

  3. Félix Zacarias Mutombo António Says:

    Obrigado pela informação.

  4. Nantamigo Says:

    a informação foi clara e objectiva.obrigado

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